Cárie Dentária

Placa Bacteriana

Placa bacteriana também designada por biofilme ou placa dental é o resultado da acumulação de bactérias da flora microbiótica bucal sobre a superfície dos dentes sendo o factor determinante para que ocorra cárie.

Cáries dentárias

carie dentária

O que é a cárie dentária ?

É a desmineralização do esmalte. Esta desmineralização é provocada por bactérias que vivem na boca de cada pessoa. Estas bactérias em presença de hidratos de carbono (glicose e sacarose) produzem ácidos com capacidade para destruir parcial ou por completo o esmalte.

Como se caracteriza ?

A cárie apresenta alteração da cor do dente semelhante a uma mancha branca. Esta mancha branca indica a desmineralização do dente. Pode observar-se também um pequeno orifício. Mais tarde podem surgir lesões e manchas escuras.

O que é o esmalte ?

O esmalte é composto por minerais, agua e matéria orgânica. É bastante resistente com uma dureza similar ao diamante e encontra-se na composição de um dente.

Como se inicia uma cárie dentária ?

A doença cárie dentária é basicamente a destruição do revestimento dos dentes. A desmineralização do esmalte é um processo contínuo e diário. A sua remineralização é também diária e constante e acontece através da ação da saliva. Os fragmentos de alimentos alojam-se geralmente nos sulcos e interstícios. Com o tempo forma-se uma cavidade.

Quais os fatores que favorecem o aparecimento de uma cárie dentária ?

  • Falta ou higiene oral deficiente;
  • Resistência frágil e natural de um dente;
  • Insuficiência de sais minerais nomeadamente flúor.

Como prevenir o aparecimento de cáries orais ?

Deve escovar os dentes com dentífrico fluoretado no mínimo duas vezes por dia. O uso de fio dentário antes de escovar os dentes é de extrema importância. Visitar o dentista com regularidade e seguir os seus conselhos contribuem para uma melhor saúde oral.

Qual a importância do fluor na prevenção da doença cárie ?

O fluor existe na água e é um elemento químico. Encontra-se também em certos alimentos nomeadamente na fruta, legumes e derivados do leite. O fluor age como um protetor do esmalte do dente evitando a sua desmineralização em presença de alimentos com açúcar.

Fase inicial

Na sua fase inicial a cárie é detectada apenas por uma ligeira destruição
do esmalte dentário, não existe dor pode ser detectada apenas pelo dentista.

Fase avançada cárie dentária

Numa cárie profunda, existe a destruição do esmalte e da dentina, formando-se uma cavidade no dente. Nesta fase pode existir dor com o contacto de elementos frios ou quentes.

Numa cárie em estado muito avançado, vasos e nervos são atingidos, a destruição do dente atinge a polpa, existe dor dando muitas vezes origem a um abcesso que se não for tratado poderá evoluir para granuloma e consequentemente quisto.

Prevenção das cáries dentárias.

As cáries dentárias apenas podem ser interrompidas, por isso, a melhor forma de tratamento para uma cárie é a prevenção.

  • Evitar alimentos com elevado teor de açúcar;
  • Higiene oral diária correcta;
  • Utilização de dentífrico, escova e técnica de escovagem adequados e aconselhados pelo seu técnico de saúde oral.

Como se trata ?

O momento ideal para tratar uma cárie é sempre na sua fase inicial antes de se iniciar o processo de dor. Se uma carie for tratada após o seu aparecimento dispensa-se geralmente a utilização de anestesia.

  • A cárie pode ser removida com uma cureta, espécie de pequena colher; faz-se uma raspagem e esta é retirada em fragmentos. Este procedimento aplica-se a uma cárie inicial sem dor nem anestesia;
  • Para pequenas cáries iniciais pode também utilizar-se um gel que as vai amolecer e destruir. Este procedimento é feito a adultos e crianças mais sensíveis;
  • Em cáries profundas utilizam-se instrumentos mecânicos com brocas. Com estes instrumentos é possível cortar, desgastar e dar forma;
  • Os raios laser surgiram recentemente no nosso país para tratar gengivectomias sem dor, sem sangrar e sem anestesia. São utilizados como anti-inflamatório pela radiação e também no tratamento de cárie.

Casos Clínicos

tratamento carie dentária
Tratamento Cárie Dentária
tratamento raiz dente
Tratamento Raiz Dente
tratamento dentes cariados
Tratamento Dentes com Cárie