Branqueamento Dentário, Branqueamento de Dentes

Em que consiste o branqueamento dentário?

Branqueamento dentario
Branqueamento Dentário

O branqueamento dentário é um procedimento médico que torna os dentes mais brancos sem os danificar. O agente branqueador é composto de peroxido de hidrogénio ou peroxido de carbamida. O gel branqueador entra em contato com a superfície do dente, penetra no esmalte e na dentina, através da libertação de moléculas e oxidação dos pigmentos vai provocar a descoloração ou seja branquear. Por outro lado os branqueamentos dentários são compostos por substâncias que previnem a desidratação e aumentam a estabilidade da cor devido aos elementos tais como o fluor e o nitrato de potássio que fortalecem o esmalte do dente , diminuem a sensibilidade e protegem das cáries.

O branqueamento é seguro e eficaz?

Existem várias técnicas, diversos materiais e produtos disponíveis nas clínicas dentárias. Desde que usados corretamente e com as devidas precauções permitem resultados muito eficazes e surpreendentes.
Nos supermercados, TV shops aparecem inúmeros artigos de venda livre publicitados como para branquear os dentes. Geralmente são pouco eficazes porque as substâncias vendidas no dentista não podem ser adquiridas no supermercado. Tendo em conta a falta de controlo destas substâncias constituem também opções pouco seguras.

Que tipos de branqueamento existem?

Podem-se fazer dois tipos de branqueamento: em casa ou na clínica.

Em casa:

O dentista tira o modelo da boca do paciente e confeciona uma moldeira (goteira ) individual em acrílico transparente exatamente com o formato dos dentes. As goteiras são feitas em máquinas especiais de vácuo. A moldeira serve para introduzir o gel e colocar de seguida na boca. Este gel branqueador aplica-se geralmente durante 7 ou máximo de 15 dias durante alguns minutos. Estas moldeiras personalizadas ficam bem adaptadas aos dentes e por isso levam o mínimo de produto químico necessário ao branqueamento.

Na clínica:

  • Branqueamento externo: Existem aparelhos que emitem luz foto ativada e luz laser. Protegem-se os lábios, gengivas e mucosa, aplica-se o gel diretamente na superfície dos dentes. Este gel ativado pela luz branca vai aclarar os dentes. O branqueamento pode ser realizado numa única sessão, o resultado é imediato mas é bastante mais dispendioso do que o branqueamento feito em casa.
  • Branqueamento interno: Quando um único dente está escurecido devido a cárie, desvitalização ou traumatismo, o dentista pode infiltrar o produto de branqueamento no próprio dente ativando o seu efeito com calor ou luz. Este procedimento é feito em várias sessões até se conseguir os resultados desejados. O branqueamento interno, dependendo do caso, dura alguns anos mas ao longo da vida tem que se voltar a repetir o procedimento.

Existem contra indicações?

Todas as pessoas podem fazer um branqueamento dentário desde que não tenham cáries. Por outro lado se a pessoa tiver restaurações muito extensas pode não se aconselhar o branqueamento porque o gel branqueia apenas o dente natural. Não branqueia as restaurações compostas de compósito e por essa razão pode existir diferenças de tonalidade na cor do dente restaurado.

Não se aconselha branqueamentos a grávidas ou mães a amamentar e crianças. Não se conhecem contra indicações ou que o branqueamento possa interferir com a saúde do bebe, no entanto, por precaução, o ideal é que o branqueamento seja feito antes ou depois de engravidar.

Pode danificar o esmalte dos dentes?

Se for feito de tempos a tempos e com produtos certificados não danifica o esmalte. Deve seguir as indicações médicas durante a sua aplicação. É importante a leitura do folheto informativo que acompanha a embalagem no caso do branqueamento ser feito em casa.

Pode causar sensibilidade?

Pode causar sensibilidade em algumas pessoas e é passageira. Se sentir muita sensibilidade deve diminuir o tempo de aplicação das moldeiras ou o tempo de incidência da luz foto ativada. Existem também géis dessensibilizantes à base de fluor e potássio que aliviam os sintomas.

Porque escurecem os dentes das pessoas?

  • Algumas pessoas nascem com dentes amarelados, outras têm dentes que escurecem com a idade.
  • A cor original dos dentes pode ser alterada devido a vários fatores nomeadamente : tabaco, beber café, certos alimentos, acumulação de tártaro, etc.
  • As manchas internas podem ser causadas por antibióticos. O próprio processo de envelhecimento contribui também para o escurecimento dos dentes.
  • A desvitalização de um dente pode provocar o seu escurecimento.

Quais os cuidados a ter com a alimentação durante um branqueamento dentário?

Certos alimentos devem ser evitados. O café, o chá, o vinho tinto, certos alimentos com muito corante tais como os morangos, a beterraba, a amora ou a cenoura não devem fazer parte da alimentação durante o tempo necessário ao branqueamento. Concluído o tratamento pode voltar a ingerir as frutas com corante e o ideal será escovar os dentes a seguir às refeições.

Quanto tempo pode durar um branqueamento de dentes?

O branqueamento pode durar de um a quatro anos, tudo depende dos hábitos alimentares e sociais da pessoa. Se a pessoa não fumar ou não beber líquidos que mancham os dentes tais como o vinho tinto, café, pode conservar os seus dentes brancos durante muitos anos.

branqueamentos dentarios

A Clínica Vita Centro sugere o branqueamento dentário que só é possível adquirir em clínicas dentárias.

Resultados visíveis após a primeira aplicação.

Trata-se do branqueamento mais eficaz do mercado com resultados surpreendentes,ultrapassando em larga escala o branqueamento laser.

Melhore o seu sorriso! Faça um branqueamento dentário Beautiful White

Porque é que o Beautiful white branqueamento de dentes é muito mais barato que um branqueamento dentário  feito pelo dentista na clínica?

O gel de branqueamento dentário é exatamente o mesmo nas suas concentrações, 16% de peróxido de carbamida. A aplicação em casa sem a necessidade da intervenção no espaço clínico e do técnico de saúde oral reduz substancialmente o preço.

processo de branqueamento dentário beatifull white

Como funciona?

Deverá moldar as placas termoformáveis na boca com água quente.Aplica-se o gel na placa e coloca-se sobre os dentes.

Quanto tempo devo branquear os dentes?

O tempo do tratamento é de 15 minutos e no máximo 14 dias. Verá resultados desde a primeira aplicação.

Qual a diferença entre este gel de branqueamento vendido na clínica dentária e os vendidos na farmácia?

Os outros são pouco eficazes porque o princípio ativo é o sódio.O peroxido de carbamida mistura-se com o oxigénio atuando profundamente.Ao penetrar nos dentes torna o processo de branqueamento dentário mais eficaz e o branqueamento dura mais tempo.

Que cuidados devo tomar antes de fazer um branqueamento dentário?

Certificar-se que não existem cáries.Se as tiver deve primeiro consultar o médico dentista.

Durante o tratamento de branqueamento o que devo fazer?

Não ingerir alimentos que possam colorir os dentes tais como café, vinho tinto ou fumar.

Existem contra indicações para fazer um branqueamento dentário?

Qualquer pessoa pode fazer um branqueamento de dentes desde que não existam cáries seguindo as instruções do dentista. O dente branqueado não sofre qualquer alteração a nível da sua estrutura dentária>

Instruções Utilização Branqueamento Dentário