Destartarização

tartaro dentário

Designa-se por destartarização a remoção eficaz de toda a placa bacteriana e tártaro, reduz a acumulação de bactérias, ajuda eventuais inflamações nas gengivas e facilita a limpeza dos dentes no nosso dia-a-dia.

Porquê a profilaxia (limpeza profissional).

Este tipo de procedimento exige equipamentos e técnicas profissionais para uma correcta remoção. O dentista remove a placa bacteriana e o tártaro dos dentes utilizando instrumentos específicos. Os dentes são posteriormente sujeitos a uma pasta de polimento.

Qual a diferença entre uma limpeza profissional e a feita em casa ?

Uma limpeza de dentes(destartarização) é uma operação de raspagem e de polimento para remover a placa normal, o tártaro e as manchas. Embora o objetivo principal da destartarização seja ajudar a prevenir as doenças das gengivas, também pode melhorar a aparência dos seus dentes deixando-os limpos e brilhantes.
As superfícies polidas dos dentes tornam mais difícil a acumulação de placa e de restos.
A limpeza profissional remove a placa, o tártaro e as manchas dos dentes. A limpeza é feita pelo dentista no consultório que informa posteriormente dos cuidados apropriados para os seus dentes e gengivas.

O que é a placa?

destartarizacao

A placa é uma película que se forma constantemente em todas as áreas dos dentes. É composta por bactérias, subprodutos bacterianos e pela sua saliva. Os ácidos produzidos pelas bactérias da placa atacam o esmalte dos dentes.

O que é o tártaro?

Os minerais da saliva combinam-se com a placa na superfície dos dentes e solidificam formando um depósito irregular e desagradável chamado tártaro. O tártaro, que é principalmente mineral, cria uma superfície sólida que torna a remoção da placa mais difícil. A sua escova de dentes e fio dental não conseguem remover o tártaro depois dele se ter formado. O tártaro só pode ser removido durante uma profilaxia dentária regular.

Limpeza de Dentes

limpeza de dentes

Quanto tempo demora a limpeza de dentes ?

A limpeza demora cerca de trinta a sessenta minutos. O tempo da duração depende da quantidade de tártaro acumulado e placa bacteriana a remover.

Que profissional a pode fazer ?

Pode ser feita por um médico dentista ou higienista oral; estes são técnicos habilitados com um curso paramédico, podem trabalhar sob orientação médica na prevenção das doenças orais.

Como se faz ?

Com o auxilio de instrumentos apropriados, pontas ultrassónicas e curetas manuais remove-se o tártaro existente nos dentes. Em alguns casos utiliza-se o jacto de bicarbonato para remover manchas mais difíceis.

A limpeza de dentes é dolorosa ?

Não sente nenhuma dor mas se tiver muita sensibilidade em relação à ponta ultrassónica é possível anestesiar ligeiramente as zonas a intervir ou as mais afetadas com anestesia tópica e local.

Quando se deve fazer ?

O ideal é que as limpezas dentárias fossem feitas com alguma regularidade para prevenir as cáries ou seja como forma de prevenção das doenças orais. São aconselhadas antes de um branqueamento dentário para ajudar a remover manchas de café, chá e tabaco ou antes de tratamentos estéticos tais como restaurações e facetas cerâmicas.

Quais os benefícios da destartarização ?

E06.721
Destartarização
Tempo Tratamento
30 a 60 Minutos
Contra Indicações
Inexistentes
Nº Tratamentos
1

Os dentes ficam com melhor aparência, mais brancos, limpos e brilhantes. A limpeza dos dentes previne problemas dentários tais como as cáries, a gengivite, a periodontite e muitos outros.

Preço Destartarização
30,00 €