Menu

Facetas Dentárias

As facetas são utilizadas para corrigir a forma dos dentes (dentes fraturados, em mau estado, pequenos, desiguais), a cor dos dentes (escurecidos devido a desvitalização ou quando já não se conseguem branquear), desalinhados (diastemas, sobrepostos, espaços interdentais). As facetas dentárias são películas finas de cerâmica que vão aderir aos caninos, incisivos e também aos pré-molares. O objetivo da utilização deste tratamento estético é sempre o de melhorar o sorriso. Para uma melhor compreensão são comparáveis a unhas postiças. Elas são coladas aos dentes naturais e funcionam como uma capa estética. Consegue-se corrigir quase tudo num sorriso, nomeadamente a cor, o tamanho, comprimento e espaços indesejáveis entre os dentes.

O que é uma faceta dentária?

Esta prótese fixa é constituída por cerâmica ou acrílico. É indicada em pacientes no sentido de melhorar a sua aparência visual. Corrigem dentes escurecidos (após desvitalização) e, se necessário, os denominados diastemas (espaços entre os dentes).

Trata-se de uma capa, colada sob a parte frontal do dente. Antes de se aplicar a capa, este é previamente desgastado. O desgaste é relativamente superficial e permite cimentar a capa ou faceta dentária, devolvendo a estética do sorriso. São uma espécie de revestimento personalizado, fabricado em laboratório ou não, com forma, cor e tamanho adaptado ao dente, ou ao sorriso a tratar.

Em que circunstâncias são indicadas?

  1. Dentes escurecidos devido a desvitalização (endodontia);
  2. Dentes gastos, partidos ou lascados;
  3. Quando existe espaços entre os dentes (diastemas).

Que tipos existem?

As facetas são constituídas por cerâmica ou resina. Enquanto as primeiras são produzidas em laboratório e por isso um pouco mais caras, as segundas são mais económicas porque são à base de compósito e feitas na hora. Estas são menos resistentes e a sua cor, com o passar dos anos altera. As de cerâmica são mais resistentes, no entanto, a durabilidade depende do cuidado que a pessoa tem com elas, evitando comer alimentos muito duros e o outro fator a ter em conta é a própria oclusão dos dentes.

Fases do tratamento

  1. Em primeiro lugar é necessário proceder ao desgaste superficial do dente. Este procedimento é indolor por ser pouco invasivo, ou seja, o desgaste é feito no esmalte, permitindo assim, a cimentação com a compensação adequada de espessura.
  2. Escolhe-se a cor, o material nomeadamente resina ou cerâmica. O dentista prepara a moldagem do dente ou dentes. Este modelo é posteriormente enviado para o laboratório de próteses. Os técnicos vão confecionar a prótese fica, de acordo com as instruções do médico, seguindo as indicações da cor, forma e material selecionado.
  3. Aplica-se uma cola especial na face frontal do dente desgastado com o objetivo de aumentar a retenção e cola-se.

Quanto tempo dura?

O tempo da duração depende de vários fatores tais como o material utilizado na sua confeção, a técnica, a experiência do dentista ou do protésico, os cuidados diários. Se a indicação para este tipo de tratamento for a correta, se a faceta dentária estiver bem colocada e a técnica de colagem correta, regra geral, 90% das facetas duram cerca de doze ou mais anos.

Os principais problemas das facetas dentárias são pequenas fissuras na cerâmica, infiltrações que podem provocar a doença cárie. Raramente descolam.

Cuidados a ter com o tratamento

As facetas integram-se naturalmente com as demais peças dentárias. Não existe nenhuma manutenção especifica a não ser uma excelente higiene oral. É importante o uso regular de escovas e fio dentário. Pessoas com sintoma de bruxismo (ranger involuntário dos dentes) devem especialmente usar goteiras de contenção. O uso destas placas noturnas evita a fricção dos dentes e os possíveis problemas causados pela força dos maxilares. De uma forma geral é necessário algum cuidado, tal como com os nossos dentes naturais, na mastigação de certos alimentos mais rijos. As facetas são muito confortáveis, confecionadas e aplicadas corretamente, devolvem um sorriso natural, bonito e duradoiro.

O preço das facetas estéticas

O custo de uma faceta é variável dependendo se é unitária ou se envolve mais dentes. O tipo de material utilizado, nomeadamente o compósito ou porcelana vão definir o preço deste tratamento. Enquanto as de resina são mais baratas, a sua durabilidade também é menor e o aspeto estético é inferior. As de cerâmica, confecionadas em laboratório são mais caras e o tempo que duram também é mais elevado, com a vantagem evidente de não alterarem a cor.

As vantagens

O tratamento é muito procurado para aumentar a estética dentária de um sorriso. A forma ou a anatomia dos dentes fica mais harmoniosa. Para além de ser possível reparar em caso de fratura, existe um aumento da função da mastigação, da função fonética e uma melhor higiene oral. Corrigem formas menos favoráveis, são resistentes, emitam de forma natural a dentição.

Se está interessado em aumentar a sua auto estima com um sorriso bonito, informe-se sobre este tratamento. Entre em contacto com as nossas clínicas, marque uma consulta com os nossos médicos dentistas dedicados à estética dentária. Vamos informá-lo de tudo, tempo do tratamento, tipos e materiais utilizados. O procedimento devolve-lhe um sorriso muito agradável e funcional.

Preços

Tratamento
Faceta 400,00 €