Menu

Aparelho Invisível (Invisalign)

aparelho dentário transparente/invisível
Aparelho Dentário Transparente (Invisível)

Os alinhadores Invisalign, aparelhos invisíveis, permitem-lhe beneficiar de tratamentos ortodônticos que corrigem o sorriso, discretos e estéticos porque tal como o nome indica são transparentes. Antes de explicarmos este tipo de tratamento de correção dos dentes e as opções disponíveis, gostaríamos de acrescentar que os aparelhos invisíveis evitam comprometer a sua aparência estética assim como melhoram a saúde psicológica em função dos resultados.

O que é a ortodontia invisível, alinhadores transparentes?

A ortodontia invisível é todo o tipo de aparelhos que se apresentam discretos. A ideia deste tipo de aparelhos transparentes é a de substituir os convencionais bracketes de metal ou de cerâmica. Os alinhadores transparentes e invisíveis são a melhor solução para aqueles que preferem fazer o seu tratamento de correção dentária sem ter que dar explicações a ninguém. Adultos que na sua vida profissional lidam com o publico optam por esta solução porque não precisam de explicar as razões porque necessitam de um aparelho dentário transparente.

Tipos de aparelhos (alinhadores) invisíveis

Existem várias opções de tratamento de ortodontia invisível. A escolha depende das suas possibilidades económicas, da sua idade e o tipo de aparelho que melhor se adapta à complexidade do seu caso em particular. O tempo de duração e a necessidade de ir à clínica fazer os controlos do tratamento variam de pessoa para pessoa.

Os tipos de aparelhos dentários disponíveis dividem-se em dois tipos: aparelhos fixos e removíveis.

Bráquetes em cerâmica

Os bráquetes em cerâmica funcionam da mesma maneira que os bráquetes em metal. A principal diferença é que são constituídos por um material cuja coloração é mais próxima do esmalte dentário. Os resultados para quem observa são mais discretos. O seu fabrico é um material cerâmico de última geração e por isso proporcionam uma adesão mais segura e resistente ao dente natural. Por outro lado, o material dos bráquetes cerâmicos está sujeito a possibilidade de fratura e eventuais riscos na composição de cada peça colada ao seu dente.
O ortodontista liga as peças de cerâmica com um fio transparente ou de metal. Os elásticos que ligam as peças de cerâmica com o tempo e dependendo dos alimentos que o próprio ingere, apresentam alguma tendência em ficar com a cor alterada.

Bráquetes transparentes

O aparelho com bráquetes transparentes permite obter um resultado quase invisível. Estas peças transparentes que se colam ao dente confundem-se com o mesmo devido à semelhança da cor. A aparência do paciente fica muito natural e discreta, na maioria dos casos só é possível perceber que está a utilizar este tipo de aparelho se o observador estiver muito próximo.
Este tipo de ortodontia quase invisível oferece grande resistência porque a adesão das peças é grande, porém é possível descolar ou quebrar em caso de acidente. Se assim for, o ortodontista tem que substituir a peça por outra nas consultas de controlo de ortodontia.

Alinhadores invisíveis, Invisalign

aparelho dentário invisível
Aparelho Dentário (Invisível)

Este tipo de alinhadores invisíveis são a revolução nos tratamentos de ortodontia. O alinhador invisível, é um tratamento removível e consiste em duas goteiras transparentes que se adaptam perfeitamente ao formato dos dentes. As goteiras de material acrílico exercem uma suave pressão sobre a dentição e os dentes do paciente com o tempo vão movendo suavemente para a posição desejada. É possível desta forma alinhar o sorriso e as imperfeições da sua dentição. Os alinhadores invisíveis são constituídos por um material acrílico de última geração. O material é cuidadosamente desenvolvido por especialistas e através da sua robustez e conforto, permite executar o tratamento de alinhadores transparentes com precisão e eficácia.
Através da última tecnologia, o paciente beneficia de um tratamento de ortodontia invisível confortável e sem dor. Como são removíveis, a pessoa que os usa, poderá retirar o aparelho para fazer uma refeição com a maior tranquilidade. Depois da refeição é possível escovar os dentes, usar o fio dentário e voltar a colocar as goteiras invisíveis na boca. Os alinhadores invisíveis são muito resistentes. É pouco provável que faturem ou quebrem. Por outro lado, são muito confortáveis e totalmente indolores. Tal como qualquer outro tipo de dispositivos móveis, no início o paciente necessita de alguma adaptação. É natural que exista alguma dificuldade em pronunciar algumas palavras. A habituação a este tipo de tratamento é rápida e fácil. Após alguns dias de uso, a dificuldade dos primeiros dias desaparece.

Vantagens dos aparelhos alinhadores Invisalign

As vantagens deste tipo de tratamento de ortodontia em relação a outro tipo de tratamento de correção dos dentes são:

  • Conforto
    Os alinhadores são muito confortáveis e fáceis de usar. É possível retirá-los para comer as várias refeições ao dia. Sempre que necessitar de escovar os dentes basta que remova gentilmente da boca a goteira de acrílico e volte a colocar no final da escovagem. Imagine por exemplo a necessidade de frequentar um evento especial sem o tratamento de ortodontia; sim, é possível guardar a goteira invisível em casa e voltar a colocar na boca no regresso. Lembre-se sempre que para o tratamento ser eficaz é necessário que o use durante a maior parte do tempo.
  • Estética
    São os mais estéticos de todos os aparelhos disponíveis, isto porque, claro está, são transparentes. A transparência devolve-lhe naturalidade sem interferir na aparência.
  • Resistência
    São os mais resistentes porque graças à tecnologia da composição do seu material, geralmente não estão sujeitos a quebras nem a fraturas. Aderem aos dentes com o máximo conforto e segurança.

Como se processa o tratamento do Invisalign?

Em primeiro lugar convidamos o paciente a fazer um estudo ortodôntico com os nossos médicos dentistas dedicados à ortodontia. Nessa primeira consulta, o médico conversa consigo e esclarece-o em relação a todos os passos e etapas do tratamento. É importante o estudo e a visita presencial para percebermos se o seu caso em particular se adapta ou se é possível corrigir o seu problema com este procedimento.
São necessárias impressões da sua boca com elastómero próprio para o efeito. O médico vai prescrever uma radiografia panorâmica para visualizar a sua estrutura dentária. Em alguns casos é necessário proceder a outros tratamentos prévios para que a sua boca esteja sã e o tratamento ortodôntico seja eficaz. Todos os nossos tratamentos são personalizados.

Quanto custa um aparelho invisível (transparente)?

O preço dos aparelhos invisíveis varia de clínica para clínica em função da complexidade do tratamento do paciente, das suas necessidades e do tipo de técnica utilizada. Poderá existir variação no preço dos alinhadores dependendo do tempo de duração da correção e as vezes que necessitar ir à clínica. Nas nossas clínicas em Lisboa e Porto, os alinhadores invisíveis custam diferentes preços dependendo da técnica utilizada. Alguns ortodontistas utilizam a técnica da Strauman, Clearcorrect e outros a técnica Invisalign.
O custo de um tratamento Invisalign depende do seu problema de alinhamento dos dentes; varia também em função da duração do tratamento. Se a sua necessidade de correção for ligeira, o custo para corrigir o sorriso será diferente de um tratamento mais complexo e demorado.
Para obter um orçamento exato sobre o preço dos alinhadores invisíveis marque uma consulta presencial de avaliação numa das nossas clínicas. O médico ortodontista fará um diagnóstico das suas necessidades e apresenta-lhe o custo associado a estes tratamentos inovadores que corrigem as imperfeições dos seus dentes.

?ltima atualiza??oo: