Manutenção Implantes Dentários

Uma correta manutenção dos implantes determina a longo prazo a sua durabilidade. O fator mais importante e que contribui para preservar o tratamento fixo é, sem duvida, a manutenção que cada pessoa faz com o seu tratamento. Infelizmente nem sempre os pacientes dão a devida importância às questões relacionadas com higiene e manutenção.

manutenção de implantes dentários
O tratamento com implantes dentários pode durar décadas ou até uma vida. Esse tempo varia em função de uma boa e adequada manutenção.
Um carro, uma máquina de lavar, ou por exemplo uns óculos de visão, precisam de revisões e manutenção. Se forem inspecionados e cuidados periodicamente as chances de durarem muitos e muitos anos aumentam. Os implantes dentários também necessitam de cuidados periódicos. Esses cuidados ou manutenção vão contribuir para que durem uma vida. A par da manutenção damos especial relevo à higiene dos tecidos das gengivas, dentes naturais e artificiais.

Problemas relacionados com a higiene inadequada

Se as escovagens não forem frequentes, tal como nos dentes naturais, acumula-se placa bacteriana responsável por bactérias que lentamente vão danificar os implantes. Essa acumulação em excesso de bactérias e sujidade podem originar o aparecimento da doença das gengivas e provocar uma perimplantite.

O que é a perimplantite ?

Trata-se de uma inflamação dos tecidos gengivais e do osso em redor do implante. Se não for tratada a tempo pode originar a exposição do implante devido à diminuição óssea . Em casos graves pode significar a sua perda. A origem de esta infeção deve-se na maioria dos casos a má higiene oral.

Como se trata a perimplantite ?

O tratamento consiste em eliminar as bactérias e a sujidade removendo a placa bacteriana. Para evitar esta doença a higiene é fundamental assim como as consultas no dentista de controlo.

O que fazer para preservar a vida dos seus implantes ?

  1. A higiene Tal como os nossos dentes que precisam de uma boa higiene oral para evitar doenças das gengivas e cáries, os implantes necessitam dos mesmos cuidados.
    Escove-os da mesma maneira, várias vezes ao dia, principalmente a seguir às refeições e ao deitar. Use escovas macias e escove como de dentes naturais se tratassem. A escovagem ideal caracteriza-se por movimentos circulares que incluem a limpeza das próteses e as gengivas. Use fio dental e máquinas de jacto de água.
  2. O controlo periódico no dentista é muito importante. Nesta consulta são verificadas a disponibilidade óssea, a força ou a carga da prótese fixa sobre o parafuso de titânio e em caso de necessidade estas forças são corretamente ajustadas.

Produtos adequados à higiene dos implantes

  • Use pastas de dentes adequadas e aconselhadas pelo seu dentista
  • Utilize elixires vendidos na farmácia e prescritos pelo médico que o assiste. Os elixires orais ajudam a evitar que se acumule placa bacteriana. Lembre-se no entanto que o excesso de utilização ou utilização inadequada podem exercer ação corrosiva ou manchar dentes.
  • Use escovas interdentárias para remover restos de alimentos e bactérias em zonas de difícil acesso. Estas escovas têm geralmente um arame revestido a plástico e são de muito fácil utilização. A sua utilização contribui para assegurar uma boa higiene e a durabilidade dos seus implantes.
  • Não se esqueça do fio dentário. Existem à venda em farmácias vários tipos e marcas. São indispensáveis para remover alimentos em sítios onde as escovas não conseguem entrar e complementam a higiene dos dentes.
  • Escove muito bem todas as regiões da boca tal como o palato (céu da boca), a língua e as gengivas. Muitas pessoas ignoram estas regiões , mas é lá que as bactérias tendem a acumular-se e a desenvolver-se.
  • Limpeza por jato de água é quase indispensável para uma correta higienização. A pressão do jato de água remove todos os resíduos acumulados entre a gengiva e a prótese.
  • Lembre-se que a higiene correta aumenta a longevidade do seu implante 30 anos ou até uma vida. Os implantes dentários assemelham-se em tudo a dentes naturais e tal como estes, também eles precisam de ser corretamente higienizados com o objetivo de os preservar e de aumentar a sua durabilidade.

Se seguir estes conselhos consegue manter os seus dentes artificiais por muitos e muitos anos.