Pontes dentárias

Pontes dentárias de zircónia, pontes metal cerâmicas

ponte sobre dentes
Ponte Sobre Dentes

As pontes são restaurações protéticas cujo objetivo é substituir um ou mais dentes. Podem ser confecionadas pontes de zircónia ou metal cerâmica, sobre dente ou sobre implante.

No caso de sobre dente, tal como o nome indica são "cimentadas" sobre a raiz de um dente com cimentos próprios. Para que isso aconteça a raiz desse dente tem que estar em excelentes condições. Podem-se produzir pontes que se apoiam a dentes vizinhos ao espaço sem dentes; essas coroas denominam-se de pônticos. Os pônticos ficam suspensos na gengiva e preenchem os espaços desdentados enquanto as coroas ficam fixas sobre raízes de dentes. A estrutura denomina-se de ponte.
Os avanços da medicina permitem que as pontes possam ser fixas a implantes quando não existem raízes para as suportar. Neste caso não é necessário recorrer a dentes remanescentes para as fixar. São suportadas pelos implantes dentários que substituem a raiz de um dente.

ponte sobre implantes
Ponte Sobre Implantes

As pontes metal cerâmicas têm no seu interior uma estrutura de metal que as torna mais robustas e resistentes. São posteriormente recobertas com cerâmicas de acordo com a tonalidade escolhida. O dentista escolhe a tonalidade através de uma escala de cores universalmente conhecida e de acordo com os dentes adjacentes do paciente.

São feitas em laboratórios de prótese dentária e utilizam-se cerâmicas por exemplo da Ivoclar Vivadent para as cobrir. Estas cerâmicas destacam-se pela elevada translucidez e altíssimo nível estético.