Menu

Pontes dentárias

Pontes dentárias de zircónia, pontes metal cerâmicas

ponte sobre dentes
Ponte Sobre Dentes

As pontes são restaurações protéticas cujo objetivo é substituir um ou mais dentes. Podem ser confecionadas pontes de zircónia ou metal cerâmica, sobre dente ou sobre implante.

No caso de sobre dente, tal como o nome indica são "cimentadas" sobre a raiz de um dente com cimentos próprios. Para que isso aconteça a raiz desse dente tem que estar em excelentes condições. Podem-se produzir pontes que se apoiam a dentes vizinhos ao espaço sem dentes; essas coroas denominam-se de pônticos. Os pônticos ficam suspensos na gengiva e preenchem os espaços desdentados enquanto as coroas ficam fixas sobre raízes de dentes. A estrutura denomina-se de ponte.
Os avanços da medicina permitem que as pontes possam ser fixas a implantes quando não existem raízes para as suportar. Neste caso não é necessário recorrer a dentes remanescentes para as fixar. São suportadas pelos implantes dentários que substituem a raiz de um dente.

ponte sobre implantes
Ponte Sobre Implantes

As pontes metal cerâmicas têm no seu interior uma estrutura de metal que as torna mais robustas e resistentes. São posteriormente recobertas com cerâmicas de acordo com a tonalidade escolhida. O dentista escolhe a tonalidade através de uma escala de cores universalmente conhecida e de acordo com os dentes adjacentes do paciente.

São feitas em laboratórios de prótese dentária e utilizam-se cerâmicas por exemplo da Ivoclar Vivadent para as cobrir. Estas cerâmicas destacam-se pela elevada translucidez e altíssimo nível estético.

protese hibrida fixa
Prótese Híbrida Fixa

Prótese fixa híbrida

É utilizada para reabilitar uma arcada completa. É feita de material acrílico e o seu interior tem uma barra de metal que serve para a tornar mais resistente. Essa barra de metal é composta por orifícios que fazem a ligação às raízes artificiais através de conectores.

Esta solução no âmbito das pontes dentárias fixas, permite cimentar ou aparafusar aos implantes, que substituem as raízes dos dentes, coroas, pontes de cerâmica ou em acrílico. Estas pontes dentárias fixas sobre implantes são utilizadas para substituir uma arcada completa do maxilar.