Prótese Fixa

O sucesso de uma reabilitação fixa depende não só da experiência do médico dentista assim como da técnica utilizada na cirurgia. Outro fator muito importante a considerar são as coroas de cerâmica. Enquanto o implante de titânio serve de suporte para o novo dente, este, o novo dente artificial ou coroa, é a parte visível do tratamento. Uma ótima aparência estética é fundamental.

O que são coroas de cerâmica ?

São estruturas dentárias artificiais, produzidas em laboratório de prótese e em tudo semelhantes a dentes naturais. Servem para revestir um ou vários dentes, destruídos por cárie ou acidente e quando a raiz deste dente se encontra em boas condições. Utilizam-se também na ausência de dentes em reabilitações fixas com implantes dentários. As coroas podem unir-se e formar uma ponte de cerâmica se necessário.

Quais as características ideais de uma prótese fixa ?

  • A coroa fixa de cerâmica deve ser bem caracterizada;
  • O formato deve ser adequado ao espaço a preencher;
  • A oclusão dentária deve ser feita sem esforço e em harmonia;
  • A cor das cerâmicas deve estar de acordo com os dentes adjacentes para que a sua integração na arcada dentária seja estética e natural.

Como se produzem as coroas fixas ?

A produção e fabrico desta peça dentária artificial é da maior importância. Podem ser fabricadas recorrendo a sistemasconvencionais de fundição ou com o recurso a tecnologia de ponta como o CAD/CAM.
Ao longo dos anos as técnicas e materiais utilizados foram alvo de intensa investigação de forma não só a facilitar e acelerar o seu processo de fabrico como também a de aumentar a sua resistência, durabilidade e qualidade.

O que é o sistema CAD/CAM ?

produção assistida por computadorDesign assistido por computador

 

O sistema Cad/ Cam é a mais recente tecnologia na área da prótese fixa.

  • CAD (computer aided design ou desenho assistido por computador) significa que com o auxilio de um programa de software específico e um computador é possível criar, modificar e analisar imagens a 3 dimensões. O modelo a gesso da boca do paciente é introduzido em uma máquina. Posteriormente é digitalizado e manipulado. Este tratamento permite criar o ficheiro CAD de uma ou mais peças dentárias.
  • CAM, (computer-aided manufacturing ou produção assistida por computador) significa que após o desenho, o ficheiro é enviado para uma outra máquina ou fresadora que vai assegurar a sua produção.

Vantagens com o uso de CAD/CAM

  • O processo computorizado e a utilização de blocos metálicos ou de cerâmica resulta em maior precisão na estrutura das próteses fixas comparando com outros processos de fabrico como a fundição.
  • A tecnologia CAD/CAM permite um maior controlo de qualidade nas próteses de cerâmica aparafusadas sobre implantes dentários, próteses essas que exigem grande precisão no contacto.
  • A tecnologia CAD/CAM permite produzir diferentes estruturas em diversos materiais como zircónio, liga de cromo cobalto e outros como o titânio.
  • A produção das estruturas dentárias é mais fácil e a qualidade é superior em relação aos processos de fundição convencionais.
  • A técnica permite apresentar trabalhos mais estéticos com desgaste similar ao esmalte de um dente e de grande resistência.
  • Com o auxílio do software é possível fazer um enceramento de diagnóstico virtual através da visualização do desenho que fica em arquivo no computador. O paciente através do desenho pode visualizar o resultado final antes de concluído.