Menu

Selantes de fissuras

selantes fissuras

Os selantes de fissuras são compostos por resina. Ao aplicarem-se nas fissuras de dentes auxiliam na prevenção da cárie dentária. Aderem aos esmalte do dente com facilidade e são como uma barreira, impedindo a entrada de bactérias e restos de alimentos. A barreira física, para além de evitar que as bactérias se alojem nos dentes, diminui a possibilidade do desenvolvimento de ácidos essenciais para o aparecimento da doença cárie. São aplicados principalmente em crianças e nos dentes molares e pré molares.

Resina dos selantes de fissuras

A resina dos selantes é fluida e poderá ser autopolimerizável ou fotopolimerizável. No segundo caso para a sua fotopolimerização é necessário o auxilio de um aparelho de luz. A resina dos selantes de fissuras apresenta-se transparente ou com cor e o fluor poderá fazer parte ou não da sua composição.

Tipos de selantes

  • Selantes autopolimerizáveis: É necessária a mistura de dois líquidos e o tempo da aplicação é limitado.
  • Selantes fotopolimerizáveis: O líquido já está misturado, ao aplicar-se nas fissuras dos dentes utiliza-se o foco de luz e este endurece.

Como se aplicam os selantes de fissuras?

  1. A superfície do esmalte do dente é inicialmente tratada com um ácido desenvolvido para este efeito e que se apresenta em bisnagas. O ácido aumenta a adesão do selante. A sua ação fomenta a formação de uns minúsculos poros na superfície dos dentes, e permite uma maior retenção do verniz.
  2. A limpeza dos dentes e o sucesso dos selantes. Para um maior sucesso da aplicação de selantes, é fundamental a não existência de placa bacteriana ou do tártaro. O dentista poderá utilizar uma escova de limpeza, água e pedra pomes em pó, ou o jato de polimento composto por água e bicarbonato de sódio.
  3. O selante é aplicado no dente com o auxilio de um pincel adequado para este efeito. O selante deverá preencher todas as irregularidades do dente e penetrar nas micro retenções do esmalte. Os selantes de fissuras são uma forma de prevenção da cárie dentária. Em Portugal existem programas de prevenção que incluem a aplicação desta técnica e os resultados comprovam a sua eficácia. A redução da doença cárie acontece na ordem dos 60 %. As doenças orais (cárie, gengivite, periodontite) são um problema sério de saúde pública e a sua prevenção não deverá ser descurada.

Os selantes de fissuras são uma forma de prevenção da cárie dentária. Em Portugal existem programas de prevenção que incluem a aplicação desta técnica e os resultados comprovam a sua eficácia. A redução da doença cárie acontece na ordem dos 60 %. As doenças orais (cárie, gengivite, periodontite) são um problema sério de saúde pública e a sua prevenção não deverá ser descurada.

Preço Selante Fissuras
Selante Fissuras 15,00 €