Menu

Tratamentos dentários

Os tratamentos dentários englobam-se em várias categorias que vão desde a estética até intervenção cirúrgica. As nossas clínicas, em função da necessidade de reabilitação ou tratamento, tem um conjunto de serviços que se enquadram individualmente em cada uma das necessidades de intervenção oral.

Próteses removíveis ou dentaduras

As próteses removíveis acrílicas ou esqueléticas servem para substituir dentes naturais. Estas próteses são parciais, unitárias ou totais. Substituem um ou vários dentes. As denominadas dentaduras móveis preenchem um maxilar com todos os dentes. São constituídas por acrílico e por vezes levam ganchos para melhor segurarem.
Tal como o nome indica são removíveis e tiram-se para higienizar ou para dormir. Para fabricar o dispositivo móvel são necessárias várias consultas com o médico dentista. Tiram-se as impressões da boca, enviam-se para laboratório. Fazem-se provas, escolhe-se a cor e o tamanho dos dentes. Por último coloca-se na boca e procede-se aos últimos ajustes e desgastes necessários.
A adaptação às próteses é um pouco mais difícil em comparação com o tratamento fixo tal como os implantes dentários. A adaptação é gradual. Algumas pessoas adaptam-se mais facilmente que outras. Com o uso a pessoa adquire a fala. A estética fica melhorada porque a face fica preenchida e harmoniosa. Ler mais...

Coroa

A coroa dentária é uma espécie de capa que cobre um dente frágil ou destruído. Para ser possível aplicar uma coroa, a raiz do dente tem que estar sã. A coroa aplica-se sobre dente ou implante. Neste ultimo caso é aparafusada ou cimentada ao pequeno cilindro de titânio. O material da coroa é o metal cerâmica ou zircónio. No caso de coroa provisória o material é o acrílico. Neste ultimo caso é usada como prótese provisória em tratamentos de carga imediata em implantologia. Ler mais...

Branqueamento dentário

O branqueamento dentário permite aclarar a cor dos dentes naturais. Existem vários tipos de branqueamento tal como o branqueamento interno e o branqueamento externo. O branqueamento interno consiste na introdução de um gel branqueador no interior do dente. É feito em uma ou várias sessões. É indicado para dentes escurecidos devido a desvitalização ou endodontia.
O branqueamento externo é executado no consultório ou em casa. No consultório é feito em várias sessões através da aplicação de produtos tais como o peróxido de hidrogénio ou através do aparelho de luz laser. Em casa , o gel branqueador é colocado em moldeiras acrílicas e esta é inserida na boca durante algum tempo.

Restauração de dente(estética dentária)

As restaurações dentárias ou reconstrução restituem a forma original do dente. A restauração permite tratar dentes cariados ou até um pouco destruídos. O principal material utilizado no tratamento da restauração são os compósitos. Os compósitos são aplicados no dente e corrigem pequenas imperfeições ou o espaço onde anteriormente existia uma cárie. Existem em muitas graduações e cores. A restauração é um tratamento muito frequente e podemos considerar restauração de uma a três ou mais faces dependendo da sua extensão.

Extração de dente

A exodontia é um ato médico e significa arrancar um dente. O dentista extrai um dente quando não existe hipótese de qualquer outro tratamento. Um dente indicado para extração está geralmente muito destruído e com a raiz fraturada. Existem outras indicações para a extração de dentes tais como os dentes de leite, dentes do siso em caso de dor ou ainda com o objetivo de corrigir dentes desalinhados na ortodontia.

Desvitalização ou endodontia

A endodontia ou desvitalização é o tratamento através do qual, o dentista remove o tecido orgânico do canal dentário ou radicular. A sintomatologia é geralmente a sensibilidade ao calor e ao frio e também a dor de dentes.
O tratamento efetua-se por etapas e em várias consultas. A primeira fase é a limpeza da cárie, de seguida a abertura do dente e a remoção do tecido orgânico. A endodontia pode ser manual ou mecanizada. Utilizam-se limas adequadas para a limpeza dos canais, assim como produtos antissépticos. Toma-se medicação prescrita pelo dentista para controlar a infeção.A principal desvantagem associada ao tratamento da endodontia é o escurecimento do dente.

Ortodontia

A ortodontia é uma área de atuação do médico dentista com foco na correção dos dentes, no crescimento e desenvolvimento dos maxilares. A ortodontia estuda e corrige dentes tortos, apinhados ou com diastemas. Os benefícios de um tratamento ortodôntico são a estética, a melhoria ao nível da fonação e da respiração. Após tratamento de ortodontia existe um aumento da eficiência da mastigação. Com os dentes alinhados a higiene é mais fácil.

Aparelhos dentários

Os aparelhos dentários são utilizados na correção ortodôntica. O tratamento dentário é realizado através de força suave exercida nos dentes. A força permite alinhar a posição dos dentes. Existem diversos tipos de aparelhos tais como o fixo, o aparelho removível, o estético, transparente, de contenção, lingual e outros. A escolha do aparelho adequado é da responsabilidade do médico dentista. É o médico que deve decidir se a melhor solução é o aparelho fixo ou o removível.