Menu

Dentes de Leite

O que são os dentes de leite ?

dentes de leite

São a primeira dentição. O ser humano está geneticamente preparado para ter duas dentições.

Quando aparecem os dentes de leite ?

Geralmente os dentes de leite erupcionam por volta dos 6 meses de idade. O primeiro a nascer é geralmente um dos incisivos médios de baixo. Com cerca de três meses, a criança apresenta os quatro incisivos de cima.

Com três anos de idade a criança deve apresentar 20 dentes temporários; 8 incisivos, 4 caninos e 8 molares. Existem situações de nascimento de dentes precoce e nesse caso a criança deve ser vista por um dentista especialista em odontopediatria.

O nascer dos dentes decíduos provoca dor ?

Pode causar desconforto ao bebé e por isso este chora. Pode causar comichão na gengiva, a temperatura do corpo pode subir, criar ansiedade, aumento de saliva, dificuldade em dormir. O bebé por volta dos seis meses manifesta irritabilidade e mal-estar.

Quais os sintomas da erupção dos dentes nos bebés ?

A gengiva pode inflamar, ficar dura ou esbranquiçada, o bebé tem tendência a roer objetos ou a colocar os dedos dentro da boca. A baba surge em demasia, manifesta falta de vontade de comer, por vezes surgem otites e alguma febre. Os sintomas são provocados pela aceleração do metabolismo causado pela erupção dos primeiros dentes.

Como aliviar os sintomas da erupção dentária ?

  • Para atenuar os sintomas provocados pelo nascimento dos primeiros dentes massaje as gengivas do bebé com o dedo indicador envolto em uma gaze esterilizada.
  • Ofereça-lhe um massageador de gengivas de borracha ou de plástico macio, denominam-se de anéis de dentição à venda em farmácias.
  • De acordo com a prescrição médica pode aplicar-lhe um analgésico ligeiro usado em pediatria.

Qual a importância dos dentes de leite ?

  • É de extrema importância para a criança, futuro adulto, que os dentes decíduos se mantenham saudáveis até serem substituídos pela dentição definitiva. Os primeiros preparam o caminho dos segundos. Os primeiros dentes influenciam e orientam a segunda dentição ou dentição definitiva.
  • Favorecem o crescimento harmonioso dos maxilares ajudando a definir as formas da face.
  • Se existir uma infeção grave em um dente de leite o dente definitivo poderá nascer já com problemas de incorreta formação.
  • São muito importantes no desenvolvimento da fala na criança. São fundamentais na passagem da alimentação liquida para a alimentação sólida.

O aparecimento da cárie no dente de leite

As cáries podem surgir muito precocemente. O tipo mais comum de cárie em dente de leite é aquela que se aloja nos dentes molares. Estes dentes, devido às suas características físicas e funcionais são mais suscetíveis de reterem bactérias cariogénicas.

Como prevenir a cárie no dente decíduo ?

Para prevenir as cáries o dentista pode aconselhar a aplicação de resinas tais como o selante de fissuras. O tratamento da cárie nos dentes de leite é muito importante pois se os dentes estiverem sãos caem espontaneamente e são substituídos naturalmente pelos definitivos. Nos bebés depois de cada toma de leite limpe as gengivas com gaze humedecida em água. Não coloque mel nem açúcar na chupeta porque estas substâncias afetam negativamente a dentição das crianças provocando cáries precoces.

Qual a melhor higiene para os dentes de leite ?

  • O dentista pode aconselhar sobre a qualidade da pasta dentífrica a utilizar. Existem pastas adequadas para todas as idades.
  • As escovas devem ser macias ou fabricadas com cerda de dureza média. O fio dentário além de limpar os interstícios que a escova não consegue alcançar, mantêm a gengiva sã.
  • As crianças devem habituar-se a não comer guloseimas se não lavarem os dentes a seguir. Esclareça sobre os bons hábitos de higiene oral desde cedo.

Chuchar no dedo ou usar chupeta danifica os dentes de leite ?

Alguns bebés começam por chuchar no dedo no ventre da mãe. Outros bebés recém nascidos adquirem o habito de chuchar no dedo polegar. Este habito de chuchar pode provocar uma mordida incorreta dos futuros dentes e por sua vez originar um futuro problema estético com necessidade de recorrer à correção de ortodontia. Aconselhamos por isso a chupeta ortopédica que pode ser adquirida na farmácia.

O uso de antibióticos mancha os dentes temporários ?

A tetraciclina é o antibiótico que pode causar manchas nos dentes de leite. Hoje em dia já existem outros produtos na composição de antibióticos e que não causam qualquer tipo de coloração nos dentes da primeira dentição.