Clínicas VitaCentro

Contactos       Lisboa       Setúbal

Pedido de Contacto Telefónico

Horário funcionamento:
2ª a 6ª : 10h00 → 19h00
Sábado: 09h00 → 13h00

Pedido de Contacto Telefónico

A sua mensagem foi enviada, entraremos em contacto o mais rapidamente possivel

Odontopediatria

odontopediatria

A Odontopediatria é uma especialidade da Medicina Dentária relativa a tratamentos orais em crianças. Um odontopediatra é um médico dentista focado nos tratamentos infantis.
A medicina dentária evoluiu muito nos últimos anos .Desenvolveram-se técnicas, aparelhos, instrumentos, materiais utilizados, assim como a forma e o método de abordagem dos profissionais de saúde perante pacientes de todas as idades; neste caso as crianças.

A criança necessita de mais tempo de consulta. É necessário criar alguma empatia e confiança. O dentista dedicado à odontopediatria sabe que é necessário transmitir à criança tranquilidade e sobretudo criar laços de familiaridade entre ambos.

Dentista para crianças

Na Clínica Dentária Vita Centro, alguns médicos dentistas especializaram-se em dentista infantil embora todos estejam atualmente aptos para atender crianças muito pequenas, crianças mais velhas e adolescentes devido a uma preparação muito direcionada do ponto de vista psicológico e metodologia aplicada. Por exemplo, o uso de uma broca pode ser substituído por outro sistema ou método. No entanto, quando a broca é utilizada, é mais silenciosa, trepida muito menos e os tratamentos são absolutamente indolores complementados com anestesias próprias. Contamos sempre com a colaboração dos pais e em alguns casos mais difíceis o médico dentista conversa e aconselha previamente o responsável pelo menor.

Os pais e avós devem dominar a própria ansiedade e se os tiverem ,os seus antigos medos para transmitirem tranquilidade e confiança à criança. O médico dentista deve ser referido e visto como um médico amigo que vai ajudar o menor a ter um sorriso muito bonito, a mastigar bem os alimentos, elimina a dor e ajuda a prevenir doenças da boca .

Os pais preocupam-se cada vez mais com a saúde oral dos seus filhos. Uma consulta simples de rotina permite diagnósticos precoces de possíveis cáries, eventual má oclusão e outros problemas que detetados previamente são de resolução mais fácil e menos dispendiosos.

Quais são os primeiros dentes a nascer?

Os primeiros são os incisivos médios inferiores (em algumas crianças podem nascer primeiro os superiores). A seguir, os quatro superiores e os dois laterais inferiores. Esta erupção acontece entre os seis e os catorze meses. Por volta do primeiro ano a ano e meio, nascem os molares. Dos dezoito meses aos dois anos nascem os caninos e geralmente no semestre seguinte, os segundos molares. Regra geral, a dentição decídua fica completa.

Lembramos que esta ordem pode ser alterada e nascerem de forma totalmente aleatória.

Erupção Dentária 1.ª Dentição

Dentes Maxilar Superior Dentes Maxilar Inferior
Entre os 8 e os 10 meses -Incisivos centrais Entre os 6 e os 10 meses – Incisivos centrais
Entre os 9 e os 13 meses - Incisivos laterais Entre os 10 e os 16 meses – Incisivos laterais
Entre os 16 e os 22 meses – caninos Entre os 17 e os 23 meses - Caninos
Entre os 13 e os 19 meses – Primeiros molares Entre os 14 e os 18 meses – Primeiros molares
Entre os 24 e os 30 meses - Segundos molares Entre os 23 e os 31 meses – Segundos molares

Tratamentos de prevenção nas crianças

Para prevenir o aparecimento de cáries nas crianças, o dentista pode aconselhar a aplicação de resinas, chamadas selantes de fissura. Se houver cáries estas devem ser tratadas para permitir que os dentes caiam espontaneamente e sejam em seguida substituídos pela dentição definitiva, o que acontece entre os 6 e os 13 anos.

Até que idade se deve ir ao dentista odontopediatra?

A convenção da ONU comtempla as crianças e os adolescentes, ou seja, a idade pediátrica acompanha a definição de “criança”. Na adolescência surgem características de socialização e biopsicossociais; as necessidades na vigilância da saúde oral não são as mesmas das crianças.

Por vezes, adolescentes preferem não ser vistos por dentista feminino no caso de rapaz e vice-versa. O ideal é respeitar a sua vontade. Nesta altura, os princípios éticos, a confidencialidade, a escolha da utilização da linguagem, são de extrema importância para cativar o adolescente.

Traumatismos dentários

As crianças estão geralmente muito sujeitas e expostas a traumatismos vários devido a brincadeiras, quedas acidentais ou acidentes desportivos. Quando se deteta mobilidade em um dente ou a sua deslocação do sítio normal deve-se levar de imediato ao médico dentista para ser observada. Geralmente procede-se a uma radiografia para análise. Mesmo quando se trata da primeira dentição, o profissional de saúde tenta preservar o dente de leite para que no futuro não seja necessário usar aparelho de correção. Manter o dente de leite significa proteger o espaço onde irá nascer o dente definitivo alinhado com os restantes.


Referências/bibliografia:
1. Caderno de Odontopediatria, Diagnóstico, Controlo e Tratamento. Danilo António Duarte, Selma Sano Suga.
2. 1333 Perguntas Para Fazer Ao Seu Pediatra. Mário …
3. KIDD, E AM The diagnosis and management of the “early” caries lesion in permanent teeth. Dent Update.
4. Promoção da Saúde Oral, Contributos para a Organização e Aplicação de Programas. César Mexia de Almeida, Luísa Barros, Irís do Céu Clara Costa, Maria do Socorro Costa Feitosa Alves.
5. A saúde dos seus dentes, O sorriso da sua boca. Eduardo Cortez das Neves, Glória Maria Marreiros.

Última atualização: