Menu

Estética Dentária

estética dentária
O tema estética dentária ou cosmética oral são termos muito atuais nos dias de hoje. A estética dentária consiste num procedimento médico cujo objetivo é melhorar o aspeto dos dentes, de forma a aumentar a autoestima do paciente.
A estética dentária incide sobre o visual dos dentes, considerando a sua funcionalidade e saúde oral. A higiene deficiente, fumar, a doença cárie, certos alimentos, o tratamento denominado desvitalização, contribuem para escurecer os dentes. Em alguns casos, provocam o aparecimento de manchas inestéticas que em contexto social e familiar, assim como na vida profissional, causam inevitáveis constrangimentos. Para se conseguir melhorar a estética dentária, os dentistas recorrem a várias técnicas, nomeadamente facetas cerâmicas ou estéticas e as chamadas lentes dentárias. O branqueamento externo e interno, contribui para aclarar os dentes e por isso torna-los esteticamente agradáveis. As coroas de cerâmica protegem-nos, quando estão frágeis e cariados.
Todas as soluções referidas estão enquadradas na estética dentária. Auxiliam na construção de um sorriso bonito e natural. Quando não gostamos do nosso sorriso, involuntariamente a expressividade e espontaneidade ficam em risco. Emoções tais como a tristeza, alegria, são expressas no rosto, boca e dentes. Os lábios e dentes são a ferramenta essencial na função da mastigação e da fala. São também essenciais na expressividade e na função da comunicação.
Nas nossas clínicas dispomos de equipas dedicadas em várias áreas da dentária que contribuem para a resolução dos problemas estéticos.

antes tratamento estético dentário
Antes tratamento
após tratamento estético dentário
Após tratamento

Tratamentos dentários relacionados com a estética dentária

Implante dentário

O implante dentário consiste na substituição de uma raiz ausente. É um procedimento muito simples, confortável e eficaz que contribui para a restituição da função estética, da fala e da mastigação. É o melhor tratamento fixo conhecido na medicina dentária para substituir dentes perdidos. Aplicam-se implantes unitários, implantes All on Four/ Implantes All on Six, Implantes de Carga Imediata ou dentes no dia, e as Sobredentaduras que consistem na confeção de próteses instaladas sobre dois implantes com o objetivo de aumentar a sua retenção.

Branqueamento dentário

O tratamento branqueamento dentário estético, possibilita o paciente de adquirir em poucas horas um sorriso mais branco e bonito. Feito na clínica e por profissionais de saúde oral habilitados é considerado um tratamento seguro e eficaz. Através de uma fonte de luz e com a aplicação de um gel branqueador, conseguem-se resultados previsíveis. O branqueamento dentário não estraga os dentes desde que as recomendações do dentista sejam seguidas. Realizado em casa ou no consultório, é uma solução rápida para melhorar a estética dentária.

Restaurações

A nossa dentição está permanentemente sujeita a desgaste e por isso, a restauração dentária é um recurso habitual do dentista para devolver a estética e a funcionalidade de um dente, quando este está cariado ou com fratura. Existem vários tipos de materiais para restaurar um dente nomeadamente resinas compostas ou compósito, restaurações com amalgama, ouro, cerâmica e iónomeros de vidro. O material mais utilizado é o da resina composta devido à sua relação qualidade/preço. Os resultados são excelentes e muito idênticos aos dentes naturais.

Coroas dentárias

As coroas dentárias ou prótese estética, no âmbito da prótese fixa, são uma solução que contribui para restituir o sorriso ao paciente. São confecionadas de cerâmica e aplicam-se sobre dente ou implante. Produzidas em laboratório de prótese constituem um revestimento para fortalecer um dente fraturado ou com uma estética deficiente.

Facetas ou lentes de contacto

As facetas dentárias (capas para dentes) consistem no revestimento dos dentes de forma a torna-los mais estéticos; são uma espécie de capas. Com as facetas corrige-se a cor, forma, tamanho e orientação dos dentes. Os principais motivos que levam o dentista a recorrer a este tratamento estético são: dentes tortos ou desalinhados, dentes fraturados, peças dentárias com desgaste evidente, diastemas ou espaços entre os dentes. Os dentes escurecidos devido a desvitalização são também indicados para as facetas.

Tratamentos de ortodontia

A ortodontia contribui para melhorar o sorriso. Corrige a posição dos dentes e dos maxilares. Os aparelhos de ortodontia podem ser fixos ou removíveis. Este tratamento é auxiliado por exames radiográficos e fotografias. A duração do tempo do tratamento varia entre meses e alguns anos.

Recessão gengival

A recessão gengival ou retração da gengiva, é o processo em que os tecidos moles que envolvem os dentes se afastam, expondo a raiz. Esta exposição da raiz poderá contribuir para provocar danos no osso do maxilar. O processo de retração gengival é lento e gradual. O paciente geralmente só se se apercebe quando se inicia a sensibilidade dentária ao comer alimentos frios e quentes. Para além se ser pouco estética, uma raiz exposta, senão for atempadamente tratada, significará a perda inevitável do dente que a suporta.