Menu

Utilização Fio Dentário (Fio Dental)

O que é o fio dentário?

O fio dentário ou fita (mais larga e achatada) é composto por múltiplos filamentos.

Tipos de fio dentário

  • Fio de Nylon Multi- Filamento
    O fio de nylon está disponível com cera ou sem cera e em vários sabores. O fio multi-filamento é composto por vários fios de nylon. A sua utilização entre os dentes em pontos de contacto muito estreitos pode fazer com que o fio se quebre.
  • Fio PTFE Mono-Filamento
    Os fios mono-filamento (PTFE) deslizam facilmente entre os dentes mesmo entre pontos de contacto estreitos. A sua resistência é superior aos fios multi-filamento.

Para que serve o fio dentário?

Remove a placa bacteriana e restos de alimentos. A higienização diária dos espaços interdentários onde as cerdas da escova de dentes não chega é fundamental uma vez que a ação das bactérias patogénicas provocam as cáries e outras doenças orais.

A utilização do fio é antes ou depois de escovar os dentes?

A utilização de fio dentário completa a higiene dos dentes; é preferível a sua utilização antes da escovagem. Contudo não existem estudos específicos sobre esta matéria e a opinião dos especialistas nem sempre é a mesma. Antes ou depois de escovar os dentes pode não ser melhor nem pior.

Com que idade deve começar a usar o fio dentário?

A partir dos oito anos de idade e também em crianças mais pequenas com o auxilio de um adulto.

Que tipos de fio dentário existem?

Estão disponíveis no mercado diversos tipos nomeadamente a fita, fio encerado, fio impregnado de flúor e com desinfetantes orais.

Usa o fio diariamente?

Sim, a utilização do fio dentário é fundamental para preservar a saúde dos seus dentes. As cerdas das escovas de dentes comuns não conseguem remover com eficácia os restos de alimentos, não têm a capacidade de higienizar eficazmente os espaços entre os dentes.
O ideal é que as pessoas desde idade precoce se habituem a utilizar diariamente o fio ou fita dentária. Este procedimento evita a acumulação da placa bacteriana prevenindo assim as lesões orais tais como a periodontite, a doença das gengivas e o desenvolvimento de doenças como a cárie dentária.

O fio dentário contribui para melhorar a sua saúde oral

Para manter uma boa higiene oral escove os dentes no mínimo duas vezes ao dia com pasta de dentes fluoretada. Consulte o médico dentista anualmente. Faça a higiene dos espaços interdentários com escovilhões adequados, fita ou fio dentário.