Menu

Medo Dentista

medo dentista

Quer fazer um tratamento dentário e não tem coragem ?

  • Sente dor, toma aspirina e adia o problema dentário ?
  • Transpira, suspira, sente o coração bater rapidamente quando pensa em marcar uma consulta no dentista ?
  • Tem medo de dentistas ?
  • Imagina o barulho fininho e irritante de uma broca dentária ?
  • Acha que o dentista o vai magoar enquanto grita desesperadamente deitado na cadeira? É isto que imagina ?

Então leia o nosso artigo e imagine novamente.

Cinco boas razões para perder o medo de dentistas.

  1. O beneficio de ter dentes. Imagine a vantagem de ter dentes tratados, bonitos e os seus benefícios. Já pensou como é desagradável não conseguir mastigar os alimentos que mais deseja? Já se imaginou a sorrir sem dentes ou tentar falar e não conseguir? Sabia que as cáries influenciam negativamente o organismo em geral? Se refletir um pouco sobre os malefícios da perda de dentes, decerto achará que os benefícios da ida ao dentista superam o medo inicial que possa existir.
  2. A humanidade do médico dentista é um tema cada vez mais atual. Os profissionais são formados e educados para praticarem a medicina com humanidade. O doente é tratado com amabilidade e os tratamentos são indolores.
  3. O conforto das clínicas dentárias. As nossas clínicas são esteticamente agradáveis e muito confortáveis. Enquanto faz os tratamentos pode ouvir música ambiente e descontrair. Por outro lado, o pessoal médico e auxiliar estão preparados para o receber com cortesia e gentileza. Quem não gosta de ser bem tratado ? A amabilidade do nosso pessoal fará decerto aumentar a sua confiança e bem estar.
  4. As anestesias. Para que não sinta dor nenhuma, utilizam-se diversos tipos de anestesias locais. Longe vão os tempos em que a anestesia era pouco utilizada. Nos dias de hoje os tratamentos são feitos de forma indolor.
  5. Lembre-se que os tratamentos dentários podem fazer toda a diferença na sua saúde física e psicológica com aumentos inacreditáveis de autoestima.

Truques para ir ao dentista

  • Marque a sua consulta para o próprio dia ou dia seguinte. Quanto mais depressa for à consulta menos tempo tem para ficar a pensar nisso ou ficar ansioso.
  • Marque a consulta para uma altura em que tenha tempo. A falta de tempo, correria ou pressa geram ansiedades desnecessárias e podem agravar o receio inicial.
  • Nunca fique com dúvidas sobre os tratamentos a efetuar. Peça ao médico que lhos explique com pormenor. Se ficar esclarecido sobre as etapas do tratamento seguramente a sua confiança irá aumentar. A ansiedade diminui significativamente com o esclarecimento. Afinal se sabe como tudo se vai passar que necessidade tem de ficar ansioso ?
  • Se tem medo de ir ao dentista não hesite em manifestá-lo porque o tratamento pode ser adaptado. Enfrente o seu receio com frontalidade falando sobre ele e admitindo-o. Só assim o conseguirá superar.
  • Lembre-se que um dia ainda se poderá rir muito ao recordar-se do medo perdido.
  • Embora as clínicas tenham música ambiente, leve o seu iPod ou MP3 com a sua música preferida e relaxe a ouvi-la durante o tempo necessário ao tratamento.

A maioria das pessoas ultrapassa o receio com a conclusão do tratamento. Afinal não sentiram dor alguma e os benefícios são tantos e tão evidentes que a questão do medo de ir ao dentista é ultrapassado com sucesso.