Ranger os dentes (Bruxismo)

Em que consiste o bruxismo ?

Bruxismo é a designação de ranger os dentes. A palavra vem do grego e significa fazer ruído. Estudos que incidem sobre o ranger de dentes revelam que cerca de 15% das pessoas sofrem desta patologia.

Quais os sintomas do bruxismo ?

  • Durante o dia a pessoa aperta os dentes inadvertidamente. Este apertar de dentes é involuntário e a própria pessoa não se dá conta. Os efeitos são o desgaste anormal da dentição e também um ou outro dente rachado e dorido.
  • Durante a noite a pessoa range os dentes e de manhã pode acordar com dores nos maxilares ou na mandíbula. Geralmente são familiares que ouvem o ruído de ranger os dentes enquanto a pessoa dorme. Esta não se apercebe de nada.
  • Dor inexplicável na face, no pescoço e na mandíbula acompanhada de dor de cabeça.

Quais são as causas do bruxismo ?

O stress e emoções conjugadas com um mau alinhamento dentário podem originar o ranger dos dentes. Esta doença pode estar também associada a desordens psicológicas difíceis de diagnosticar.

Quais são as consequências ?

  • Os músculos da zona interior da boca quando submetidos a pressão, a contração contínua e em excesso, interfere no normal funcionamento dos ouvidos, pescoço e ombros.
  • As articulações dos maxilares são também negativamente afetadas. Pode surgir dor e dificuldade na abertura da boca que ocasiona desvios laterais quando esta se abre ou fecha.
  • As gengivas podem inflamar e levar à mobilidade dos dentes: os dentes começam a abanar. A longo prazo pode ocorrer uma distensão dos ligamentos que fixam as peças dentárias às gengivas e à mandíbula e como consequência a mobilidade que em casos extremos provoca a queda das peças dentárias.
  • Os dentes vão ficando cada vez mais pequenos devido ao desgaste anormal. O esmalte desaparece da superfície e os dentes incisivos acabam por quase não se verem.
  • Pode provocar problemas de ATM (Disfunção da Articulação Temperomandibular).

Como se trata ?

  • O doente deve ser avaliado por um médico dentista para identificação do problema e tratamento.
  • Aliviar a tensão que se sente pode ser uma excelente terapia; ler um livro, passear, praticar desporto, ouvir música. A pessoa deverá através de atividades do seu agrado, relaxar.
  • Existem tratamentos à base de ansiolíticos acompanhados de técnicas de relaxamento.
  • À noite para dormir utiliza-se uma placa ou goteira de oclusão feita em acrílico e material transparente. Estas goteiras ou placas podem também ser feitas em silicone mole.

Para que servem as goteiras de oclusão ?

Goteira Oclusão
goteira de oclusão

Previnem o desgaste dos dentes e servem de apoio à mandíbula evitando que se force demasiado a articulação. São aconselhadas a pacientes com diagnóstico de bruxismo. Este dispositivo evita o desgaste do dentes e serve apenas para prevenir que fraturem ou fiquem danificados. Evita as dores de cabeça e dores de dentes mas não trata o bruxismo.
A goteira serve para aliviar as consequências da patologia do ranger de dentes evitando assim danos mais abrangentes, porém não é adequada para tratar ou eliminar a doença.