Menu

Recessão(retração) Gengival

As gengivas podem retrair em volta do dente. A recessão gengival é um problema oral sempre que as raízes ficam expostas e caracteriza-se pela diminuição da quantidade da gengiva. Com a perda do tecido peridontal, as peças dentárias ficam mais sujeitas à doença cárie, eventuais infeções e a consequência é perder o dente.

O problema acontece em um ou vários dentes ou em casos extremos de forma generalizada em todas as peças na arcada dentária.

recessão gengival

As pessoas geralmente só se apercebem em fases avançados deste processo. Ao sentirem sensibilidade anormal, dor no local e frequentemente inflamação. O processo é lento mas progressivo.

Estão disponíveis vários tratamentos de prevenção tais como a limpeza profissional no dentista, enxerto do tecido gengival e medicamentos para combater a infeção.

O que são as gengivas?

Causas da perda gengival

  1. A idade, a partir dos 65 anos de vida, a maioria das pessoas apresenta este problema;
  2. Os fumadores estão sujeitos a maior risco de retração gengival;
  3. A doença diabetes aumenta o risco;
  4. Fatores genéticos são uma causa a ter em conta;
  5. Higiene oral deficiente;
  6. Fatores hereditários;
  7. A escovagem com demasiada força e a utilização de escovas de cerdas duras, escovagem incorreta;
  8. Dentes desalinhados a necessitar de correção dentária;
  9. Piercings nos lábios, na língua;
  10. Placa dentária acumulada nos dentes;
  11. Mau posicionamento dos dentes e trauma na oclusão;
  12. A gengivite e a periodontite;
  13. O ranger dos dentes ou bruxismo.

No início do processo, a maioria das pessoas não nota nem sente absolutamente nada. É um processo silencioso na sua fase primeira, que pode provocar mau hálito, halitose.

O tratamento da recessão gengival

Este problema pode ter cura. Tudo depende do estadio do processo. A cirurgia da recessão é executada no consultório do dentista através de enxerto. O recurso a esta solução é necessário quando o problema é grave. A gengiva é retirada de outro local e depois é cozida com sutura na área a intervencionar. Em alguns casos é associada a enxerto ósseo.

A ortodontia corrige o alinhamento dentário. Através dos aparelhos de correção os dentes movem-se lentamente para a posição desejada. Esta correção, em alguns casos corrige a linha das gengivas.

Existem dispositivos removíveis de cor rosa, a emitir a gengiva; substituem artificialmente a área do tecido em falta. É possível utilizar compósitos para restaurar o dente escondendo a lacuna existente.

Como prevenir?

A prevenção através de hábitos regulares de higiene oral e escovagem, é eficaz. Esta deve ser executada com escova de cerdas macia evitando a pressão excessiva. Utilize o fio dentário.

Escove os dentes com regularidade antes de deitar e depois das refeições.

Evite fumar. Adquira hábitos de vida saudável.

A limpeza ou destartarização, remoção do tártaro, evita o acumular da placa bacteriana que pode causar a doença da gengiva tais como gengivite ou periodontite.

O preço do tratamento da recessão ou retração da gengiva

O preço depende da extensão da área a tratar e do tipo de cirurgia ou técnica necessária. É fundamental uma avaliação médica para determinar com exatidão o custo deste tratamento.

Se tem dúvidas como tratar a recessão gengival visite o dentista e procure aumentar o conhecimento sobre este problema. Se tem queixas de sensibilidade dentária ou dores, marque uma consulta de avaliação. Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor caminho para cuidar da saúde oral.

Última atualização: