Traumatismos Dentários

Fratura do maxilar ou mandíbula

O maxilar ou mandíbula devem permanecer imóveis até recorrer ao hospital mais próximo. O diagnóstico e tratamento dependem do resultado da análise das radiografias do maxilar.

Fratura de coroa de cerâmica definitiva ou provisória

Se a coroa de cerâmica descolar e cair deve certificar-se que a encontra e a conserva. Recimentar uma coroa de cerâmica é um procedimento simples. Se a coroa quebrar deve guardar os fragmentos para possível reparação em laboratório evitando assim mandar fazer uma nova coroa de substituição.

Fratura de prótese removível e concertos

Se a prótese removível acrílica fraturar, esta pode ser consertada. O conserto geralmente pode ser feito de imediato na clínica recorrendo a materiais adequados para consertos de prótese. Em casos mais complexos envia-se para laboratório de próteses dentárias. Se a prótese for acrílica e conservar os fragmentos pode ser reparada.

Traumatismos Dentários em Crianças

traumatismo dentário

As crianças estão mais sujeitas a traumatismos que podem afetar os dentes. Os traumatismo mais comuns em crianças são as quedas, pancadas e acidentes desportivos. A criança deve ser levada com muita urgência ao dentista quando isso acontece: pode ser levada à urgência do hospital ou clínica dentária. Quanto mais tempo demorar a levar a criança ao médico dentista maior é a probabilidade de insucesso de um tratamento dentário.

  • Se um dente saltar do sítio sem fraturar poderá ser reposto se a intervenção for imediata. Se o dente for de leite deve ser mergulhado dentro de uma garrafa de água e rolhado. Este dente deverá ser entregue ao dentista dentro da garrafa.
  • Se o dente for definitivo pode ser lavado em água corrente e recolocado na boca até chegar ao médico.
  • Se a criança cair e atingir a boca, mesmo que não apresente sintomas imediatos deve sempre ser observada pelo dentista. Este poderá recorrer à ortopantomografia para despiste de lesões não visíveis a olho nu.

Problemas com aparelhos dentários

Quando se usam aparelhos dentários para corrigir dentes pode acontecer saltar um elástico do aparelho ou um arame magoar a boca. O ideal é que entre de imediato em contacto com o médico dentista. Esse contacto pode ser feito através de uma chamada telefónica para a clínica para aconselhamento. Se um arame solto magoar envolva-o com cera ou algodão e recorra de imediato à consulta.